Dados sugerem que mais pessoas estão de volta ao trabalho
Dados de celulares indicam que os usuários regulares e outros pedestres retornaram a Tóquio e a outras quatro prefeituras. O governo do Japão suspendeu o estado de emergência, que foi imposto para conter a propagação do coronavírus chinês nessas prefeituras, na segunda-feira (25).
Tóquio, seus vizinhos – Kanagawa, Saitama, Chiba – e Hokkaido, no norte, foram as últimas prefeituras remanescentes sob o estado de emergência.
A operadora de celulares NTT Docomo tem coletado dados sobre o tráfego de pessoas usando dados da estação base, protegendo a privacidade.
Constatou que o tráfego de pedestres nos centros comerciais de Tóquio permaneceu menor nesta segunda-feira (25), do que a média dos dias da semana do mês, até meados de fevereiro. Isso foi antes das infecções começarem a aumentar.
O volume de pedestres caiu 70% perto de Marunouchi; 66,2% perto de Otemachi; 58,8% perto da Estação Shinjuku; e 57,7% na principal área de entretenimento de Shibuya.
Também caiu 48,9% perto da Estação Yokohama em Kanagawa; 48,2% perto da Estação Omiya em Saitama; 29,2% perto da Estação Chiba; e 52,4% perto da Estação Sapporo em Hokkaido.
Mas comparado a uma semana antes, a taxa de declínio diminuiu em mais de 20% perto da Estação Chiba; cerca de nove pontos perto da Estação Yokohama; e cinco pontos em Shibuya.
O foco agora é como o volume do trânsito de pessoas pode aumentar após o fim do estado de emergência.
- Polícia do Japão recolhe “brinquedo” que dispara munição real - 24 de dezembro de 2025 10:47 pm
- Japão testará extração de lama rica em terras raras - 24 de dezembro de 2025 8:33 am
- Templo no Japão faz limpeza anual de estátuas budistas - 24 de dezembro de 2025 7:08 am

