China impõe tarifas gigantescas para a cevada australiana
A China começou a impor tarifas de cerca de 80% sobre a cevada australiana, dizendo que confirmou dumping e prejuízos significativos à sua indústria interna.
O Ministério do Comércio da China diz que a medida permanecerá em vigor por cinco anos, a partir desta terça-feira (19).
A medida ocorre depois que o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, pediu, no final do mês passado, uma investigação independente sobre a origem da pandemia do coronavírus chinês. A China reagiu com veemência ao pedido.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, ressaltou na terça-feira que a decisão de colocar tarifas foi tomada de forma justa, sem relação com questões sobre o coronavírus chinês.
Zhao disse que a China havia analisado questões comerciais bilaterais de acordo com leis relacionadas e regras da Organização Mundial do Comércio antes de tomar a decisão.
Ele acrescentou que a China se opõe fortemente à manipulação política do coronavírus chinês.
No início deste mês, a China suspendeu as importações de produtos de carne bovina de quatro empresas australianas, alegando violações dos requisitos de quarentena. Alguns analistas dizem que a medida pode ter sido uma retaliação contra o pedido da Austrália de um inquérito sobre o coronavírus chinês.
O ministro australiano da Agricultura, David Littleproud, expressou seu desapontamento com o anúncio de Pequim, “dizer que estou desapontado é um eufemismo”.
Ele disse que a Austrália “trabalhará através da determinação das autoridades chinesas de forma calma e metódica, e se reservará o direito de ir à Organização Mundial do Comércio”.
Littleproud negou a conjectura de que a ação da China está relacionada ao pedido da Austrália de um inquérito do coronavírus chinês, dizendo que algumas pessoas estão “tentando especular de forma selvagem”.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am