Ataques online contra os que violam as regras do coronavírus
Enquanto continua o “fique em casa” para as pessoas no Japão, alguns estão utilizando a Internet para criticar outros que vêem como desrespeito às medidas preventivas contra o coronavírus chinês.
Ao contrário de muitos outros países, sob seu estado de emergência, o Japão pede que as pessoas se abstenham, voluntariamente, de sair. Alguns cidadãos tomaram para si a tarefa de policiar outros e foram apelidados de “a polícia de contenção voluntária”.
Uma mulher, na casa dos 20 anos, pegou um ônibus de sua cidade natal, na província de Yamanashi, para Tóquio, após testar positivo para o vírus chinês.
Mais tarde, ela sofreu um ataque feroz de usuários de mídias sociais, com seu nome e outras informações pessoais divulgadas online. Alguns postaram mensagens que equiparam suas ações a assassinato.
Fotos e filmagens de multidões em parques e outras áreas públicas foram postadas online, uma após a outra, com mensagens criticando as pessoas por não obedecerem ao pedido de permanência em casa.
Um local de música ao vivo em Tóquio foi alvo de uma ameaça anônima depois de transmitir uma apresentação encenada sem espectadores e foi avisado de que da próxima vez que a polícia seria notificada.
A professora associada, Sekiya Naoya, da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Tóquio diz que as pessoas estão cada vez mais preocupadas e frustradas com uma doença que não é totalmente compreendida, o que as obriga a exercer autocontenção.
Sekiya apela para que aqueles que atacam o comportamento dos outros se acalmem, pois suas ações podem ser vistas como assédio.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















