Vietnã protesta contra distritos chineses no Mar da China
O governo vietnamita apresentou um protesto contra o anúncio da China da criação de dois distritos no Mar do Sul da China. Os dois países reivindicaram áreas nas águas disputadas.
A China disse, neste sábado (18), que havia estabelecido dois novos distritos administrativos na região – um nas Ilhas Paracel e outro nas Ilhas Spratly.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã disse em declaração no domingo (19), que o governo protesta veementemente contra o comportamento que viola a soberania do Vietnã.
A declaração também exige que a China cancele o que o Vietnã chama de “decisões erradas”, e não deve repetir ações semelhantes.
No início deste mês, o Vietnã apresentou um protesto contra a China pelo afundamento de um barco de pesca vietnamita perto das disputadas Ilhas Paracel, no dia 2 de abril.
O Vietnã afirma que o navio foi abalroado e afundado por um navio de vigilância marítima chinês. Mas a China diz que o barco estava pescando ilegalmente na área e se recusou a sair antes de colidir com a embarcação chinesa.
O Departamento de Estado americano divulgou uma declaração em 6 de abril, pedindo à China que “permaneça focada em apoiar os esforços internacionais para combater a pandemia global”.
O comunicado também instou a China “a parar de explorar a distração ou vulnerabilidade de outros estados para expandir suas reivindicações ilegais no Mar do Sul da China”.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















