9.7 C
Kōnan
domingo, 24 de janeiro de 2021

Supercomputador “Fugaku” será utilizado na luta contra o coronavírus chinês

O supercomputador japonês de última geração "Fugaku" está sendo disponibilizado um ano antes do previsto para uso em projetos de pesquisa destinados a ajudar a combater o novo coronavírus chinês.

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Supercomputador “Fugaku” será utilizado na luta contra o coronavírus chinês

O supercomputador japonês de última geração “Fugaku” está sendo disponibilizado um ano antes do previsto para uso em projetos de pesquisa destinados a ajudar a combater o novo coronavírus chinês.

O instituto de pesquisa RIKEN está desenvolvendo o supercomputador na cidade de Kobe, no oeste do Japão. O instituto disse nesta terça-feira (7), que o Fugaku, ou Monte Fuji, será usado em um projeto conjunto com pesquisadores universitários.

O projeto tem quatro focos, incluindo a pesquisa de possíveis drogas para tratar o COVID-19 e a simulação da propagação do vírus e seu impacto na economia.

A RIKEN tinha planejado iniciar as operações completas do Fugaku em 2021. Um quarto das suas unidades de computação ainda não foi instalado.

Os funcionários da RIKEN dizem que o Fugaku não está completo, mas sua velocidade de computação já é cerca de 8 vezes mais rápido do que seu antecessor, o modelo K, que já foi o supercomputador mais rápido do mundo. Segundo eles, o Fugaku será o mais rápido do Japão.

SourceNHK World

Artigos relacionados

Previsão de mais neve na região central de Tóquio

Previsão de mais neve na região central de Tóquio Autoridades meteorológicas do Japão estão alertando para mais neve nas áreas ao redor de Tóquio, principalmente...

Chefes de Defesa do Japão e EUA conversam sobre a Ásia por telefone

Chefes de Defesa do Japão e EUA conversam sobre a Ásia por telefone O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, e o Secretário de Defesa...

China conceder poder à guarda costeira para usar armas

China conceder poder à guarda costeira para usar armas A partir de 1º de fevereiro, os navios da guarda costeira serão autorizados a retirar à...

ÁSIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - BRASIL

Fiocruz libera vacina de Oxford para distribuição aos estados

0
Fiocruz libera vacina de Oxford para distribuição aos estados A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou neste sábado (23), para distribuição aos estados, as doses da...
Translate »