12.5 C
Kōnan
terça-feira, 2 de março de 2021

Supercomputador “Fugaku” será utilizado na luta contra o coronavírus chinês

O supercomputador japonês de última geração "Fugaku" está sendo disponibilizado um ano antes do previsto para uso em projetos de pesquisa destinados a ajudar a combater o novo coronavírus chinês.

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Supercomputador “Fugaku” será utilizado na luta contra o coronavírus chinês

O supercomputador japonês de última geração “Fugaku” está sendo disponibilizado um ano antes do previsto para uso em projetos de pesquisa destinados a ajudar a combater o novo coronavírus chinês.

O instituto de pesquisa RIKEN está desenvolvendo o supercomputador na cidade de Kobe, no oeste do Japão. O instituto disse nesta terça-feira (7), que o Fugaku, ou Monte Fuji, será usado em um projeto conjunto com pesquisadores universitários.

O projeto tem quatro focos, incluindo a pesquisa de possíveis drogas para tratar o COVID-19 e a simulação da propagação do vírus e seu impacto na economia.

A RIKEN tinha planejado iniciar as operações completas do Fugaku em 2021. Um quarto das suas unidades de computação ainda não foi instalado.

Os funcionários da RIKEN dizem que o Fugaku não está completo, mas sua velocidade de computação já é cerca de 8 vezes mais rápido do que seu antecessor, o modelo K, que já foi o supercomputador mais rápido do mundo. Segundo eles, o Fugaku será o mais rápido do Japão.

SourceNHK World

Artigos relacionados

Tóquio reporta 121 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta segunda-feira (1º)

Tóquio reporta 121 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta segunda-feira (1º) O governo metropolitano de Tóquio relatou 121 novos casos de infecção por...

Manifestação em Nova Iorque condena crimes de ódio contra asiáticos

Manifestação em Nova Iorque condena crimes de ódio contra asiáticos Os nova-iorquinos realizaram uma manifestação para condenar os crimes de ódio que cada vez mais...

Coréia do Sul pronta para o diálogo com o Japão diz Moon

Coréia do Sul pronta para o diálogo com o Japão diz Moon O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse que seu governo está sempre pronto para...

ÁSIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - BRASIL

De férias em Cancún, prefeito de Florianópolis definiu lockdown

0
De férias em Cancún, prefeito de Florianópolis definiu lockdown Parece até história repetida, políticos viajando para o exterior enquanto determinam medidas duramente restritivas contra a...
Translate »