10.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  6:17
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Residentes de Fukushima veem com preocupação a descarga de água radioativa no Oceano

Residentes de Fukushima veem com preocupação a descarga de água radioativa no Oceano Muitos residentes de Fukushima manifestaram preocupação quanto a um possível esquema de liberação de águas residuais radioativas da central nuclear de Fukushima Daiichi para o mar ou para o ar na prefeitura.

Residentes de Fukushima veem com preocupação a descarga de água radioativa no Oceano

Muitos residentes de Fukushima manifestaram preocupação quanto a um possível esquema de liberação de águas residuais radioativas da central nuclear de Fukushima Daiichi para o mar ou para o ar na prefeitura.

O Governo realizou nesta segunda-feira (6), a primeira reunião para ouvir as opiniões locais sobre as formas de tratar as águas residuais acumuladas na central.

A água, após tratamento, ainda contém trítio e algumas outras substâncias radioativas. Atingiu cerca de 1,2 milhões de toneladas, armazenadas em cerca de 1 000 tanques na central.

Um painel governamental comunicou, anteriormente, que a libertação das águas residuais para o mar ou para o ar são opções realistas, na condição de serem diluídas abaixo das normas exigidas.

O governador da prefeitura e representantes locais de sete organizações comerciais e de pesca participaram da reunião realizada na cidade de Fukushima.

Muitos manifestaram preocupação com os danos causados por rumores que estariam relacionados com a liberação. O presidente de uma associação local de pescadores afirmou que os associados se opõem à descarga das águas no mar, sublinhando a necessidade de garantir a subsistência dos jovens pescadores.

Alguns participantes argumentaram que se a descarga da água diluída é segura, como diz o governo, os funcionários deveriam também discuti-la com os residentes de outras prefeituras.

Outros disseram que o governo não deveria chegar a uma conclusão numa fase em que a compreensão do assunto entre o público seja pouco profunda.

Algumas pessoas estavam dispostas a aceitar a descarga na prefeitura na condição de que fosse prevista uma compensação por perdas decorrentes de rumores infundados.

O Governo prevê uma reunião semelhante na prefeitura em 13 de Abril.