Primeiro-ministro Abe envia oferta ritual ao Santuário Yasukuni
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, enviou uma oferta ritual ao Santuário Yasukuni, em Tóquio, para marcar o início de seu festival de primavera.
Abe enviou um vaso de planta para o santuário nesta terça-feira (21), com seu título de primeiro-ministro.
O santuário homenageia os mortos de guerra do Japão. Entre os recordados estão os líderes condenados por crimes de guerra após a Segunda Guerra Mundial.
Abe dificilmente visitará o santuário pessoalmente, já que pediu ao público que se abstivesse de sair para conter o coronavírus.
O primeiro-ministro não visita o santuário desde dezembro de 2013. Mas ele tem feito oferendas duas vezes por ano, para os festivais da primavera e outono.
Ele também envia ofertas particulares em dinheiro todos os anos no dia 15 de agosto, o dia em que o Japão comemora o fim da Segunda Guerra Mundial.
Dentro do Gabinete da Abe, a ministro de Assuntos Internos, Takaichi Sanae, e o ministro da Saúde, Kato Katsunobu, também enviaram oferendas.
Eto Seiichi, o ministro para Promover o Envolvimento Ativo de Todos os Cidadãos na Sociedade, visitou o santuário durante seu festival de outono do ano passado. Ele indicou que não visitará o festival da primavera deste ano.
Para evitar a propagação de infecções, o Santuário Yasukuni encurtou o festival da primavera de três para dois dias, fechando seus portões uma hora mais cedo e negará a entrada em seu santuário principal.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am