Partido Democrático Sul Coreano ganha maioria nas eleições gerais
A mídia local da Coreia do Sul informa que o partido governista ganhou a maioria nas eleições gerais realizadas em meio à pandemia do coronavírus chinês. O comparecimento preliminar é de 66% – o número mais alto em quase 30 anos.
A emissora pública KBS diz que o Partido Democrata e seu aliado garantirão 180 cadeiras em 300. O Partido do Futuro Unido e seu aliado da oposição estão projetados para ter cerca de 100 assentos.
A campanha de 13 dias teve candidatos cancelando comícios e evitando apertos de mão para evitar que o vírus chinês se espalhasse. Os eleitores, nesta quarta-feira (15), foram obrigados a usar higienizadores de mãos e luvas ao votar e manter uma distância de 1 metro entre si.
A Coreia do Sul apresentou mais de 10.500 infecções, mas os números se estabilizaram recentemente.
A Agência de Notícias Yonhap informa que o presidente Moon Jae-in, que lidou com a crise de saúde, ajudou seu partido. O governo foi elogiado tanto no país quanto no exterior por sua abordagem aos testes e rastreamento de contatos.
Mas o surto ofuscou outras questões eleitorais, incluindo a morosidade da economia do país e o enfraquecimento das relações inter-coreanas.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am