Painel de especialistas pede a continuação rigorosa das medidas de contenção
Um painel de especialistas do governo japonês apelou para a continuação dos esforços para conter a epidemia do coronavírus chinês.
Os especialistas realizaram uma reunião nesta quarta-feira (22), duas semanas após o governo ter declarado o estado de emergência. O ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, e o ministro da Saúde, Kato Katsunobu, participaram da reunião. Nishimura é o responsável pelas medidas anti-coronavírus.
Após a reunião, Nishimura disse aos repórteres que os especialistas pediram esforços profundos – como a promoção do trabalho remoto e a abstenção de saídas não essenciais – para que as pessoas possam evitar ambientes fechados, lotados e de contato próximo.
Os especialistas também se referiram ao congestionamento relatado nas ruas de compras e supermercados nas comunidades. Eles recomendaram medidas que os varejistas devem tomar. Elas incluem colocar higienizadores de mãos na entrada, designar pontos para os compradores ficarem em frente ao caixa, restringir o número de compradores e introduzir divisórias entre compradores e balconistas no caixa.
Os especialistas também pediram esforços para minimizar a movimentação de pessoas durante o próximo período de férias de primavera. Eles disseram que as pessoas devem evitar o aumento do contato com os idosos, que estão em maior risco de infecção.
Nishimura disse que o governo vai tomar todas as medidas para reduzir em 80% o contato entre as pessoas.
O estado de emergência é efetivo até 6 de maio. Nishimura observou que o governo decidirá sobre que medidas tomar após esse período, com o conselho de especialistas.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am