O governo poderá estende a emergência por cerca de um mês
O governo japonês está considerando estender, por cerca de um mês, o estado de emergência nacional para conter a pandemia do coronavírus chinês. A declaração está prevista para terminar na próxima quarta-feira (6).
O primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse em uma reunião do Comitê de Orçamento da Câmara Alta na quarta-feira (29), que permanece a questão se será possível dizer que no dia 6 maio o estado de emergência será encerrado. Ele disse que essa perspectiva ainda parece improvável, observando que os casos de infecção continuam a aumentar.
Os líderes das províncias realizaram uma reunião on-line nesta quarta-feira (29), e decidiram pedir ao governo central para estender o estado de emergência em todo o país.
Muitos governadores fizeram apelos para que a declaração permanecesse em vigor, citando temores de que as infecções possam se espalhar ainda mais se a declaração for parcialmente suspensa e as pessoas começarem a se movimentar novamente.
Fontes dizem que membros de um painel de especialistas do governo japonês concordaram, em uma reunião não oficial, que a declaração de emergência deveria ser estendida por todo o país.
Espera-se que o painel se reúna já nesta sexta-feira (1º). Os membros estudarão o número de casos e os sistemas médicos em diferentes regiões e trocarão opiniões sobre critérios de tomada de decisão e outros assuntos.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am