O governo planeja declarar emergência em sete prefeituras
O Governo do Japão pretende declarar o estado de emergência devido ao surto de coronavírus chinês para Tóquio e seis outras prefeituras já nesta terça-feira (7).
O governo ouvirá os pareceres de um painel consultivo antes de emitir a declaração, que se baseará numa lei recentemente promulgada.
A declaração abrangerá as seguintes prefeituras: Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka. Espera-se que esteja em vigor durante cerca de um mês.
A declaração dará aos governadores destas prefeituras o poder de solicitar aos residentes que se abstenham de saídas não essenciais. Os governadores poderão igualmente solicitar aos residentes que cooperem com medidas destinadas a impedir a propagação do vírus.
Os governadores poderão solicitar ou ordenar o fechamento de escolas e restrições de funcionamento de grandes comércios, cinemas e outros locais onde muitas pessoas se reúnem.
Serão igualmente autorizados a utilizar terrenos e edifícios sem o consentimento dos seus proprietários para a construção de instalações médicas temporárias.
Em caso de emergência, os governadores podem encomendar às empresas de logística a entrega de material e equipamento médico. Podem também expropriar o material médico, se necessário.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am