Ministro da Saúde do Japão pede unidade do G20 para combater pandemia
O ministro da saúde do Japão, Kato Katsunobu, convocou o Grupo das 20 maiores economias mundiais para liderar os esforços globais para superar a pandemia do coronavírus chinês.
Kato fez o apelo em uma videoconferência dos ministros da saúde do G20 no domingo (19). A reunião tinha sido originalmente marcada para ser realizada na Arábia Saudita, o atual presidente do grupo.
Kato disse que o mundo mudou drasticamente devido à rápida disseminação do vírus chinês. Ele exortou as nações do G20 a trabalharem juntas para melhorar os sistemas médicos e desenvolver tratamentos e vacinas.
O chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também participou da reunião.
Ele enfatizou que as nações africanas e outras nações com sistemas de saúde vulneráveis estão enfrentando uma “escassez crítica de suprimentos” devido à “fraca cadeia de suprimentos”.
Tedros convidou os países do G20 a trabalharem em conjunto para aumentar a produção e a “distribuição equitativa” de suprimentos essenciais.
Ele também apelou para a remoção das barreiras comerciais que, segundo ele, “colocam em risco os profissionais de saúde e seus pacientes”.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am