Irã ameaça destruir navios dos EUA no Golfo Pérsico
O comandante da elite do Corpo da Guarda Revolucionário Islâmico do Irã diz que ordenou que suas forças tenham como alvo navios de guerra norte-americanos se eles ameaçarem a segurança dos navios iranianos no Golfo Pérsico.
O Major General Hossein Salami fez o comentário em uma entrevista à mídia estatal iraniana na quinta-feira (23).
Ele disse que ordenou que suas unidades navais destruam qualquer “força terrorista” americana que ameace navios militares ou não-militares iranianos.
Salami estava reagindo a um aviso do presidente dos EUA, Donald Trump, que tweetou na quarta-feira (22), que ele havia instruído a Marinha dos EUA a atacar e destruir qualquer barco armado iraniano que assedie navios americanos.
O tweet levou o Ministério das Relações Exteriores do Irã a convocar o embaixador suíço em Teerã, na quinta-feira, para apresentar um protesto. A missão suíça representa os interesses dos EUA no Irã.
O último aumento de tensões veio quando as forças norte-americanas revelaram na semana passada que 11 navios do Corpo Revolucionário da Marinha da Guarda Costeira do Irã se aproximaram perigosamente dos navios da Marinha e da Guarda Costeira dos EUA no Golfo.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am