Ícone do site Radio Shiga

Gastos militares globais registram aumento recorde

Gastos militares globais registram aumento recorde

Um grupo de pesquisa sueco afirma que os gastos militares globais em 2019 tiveram o maior aumento anual em uma década, impulsionados pelos Estados Unidos e pela China.

O Stockholm International Peace Research Institute divulgou nesta segunda-feira (27), sua avaliação anual da situação militar global.

O Instituto diz que os gastos anuais cresceram 3,6% para 1,917 trilhão de dólares, o quinto aumento anual consecutivo e o maior total desde que o órgão começou a registrar os dados, em 1988.

Os Estados Unidos foram o maior financiador, com 732 bilhões de dólares. O valor representa 38% do total global, e é 5,3% maior do que em 2018.

O gasto da China foi o segundo maior, com uma estimativa de 261 bilhões de dólares. A cifra já cresceu por 25 anos consecutivos.

O relatório atribui, principalmente, o aumento geral ao desenvolvimento de armas de última geração por Washington e Pequim.

A Índia foi o terceiro maior financiador, com 71,1 bilhões de dólares. O número subiu 6,8% em relação ao ano anterior. O relatório aponta as disputas territoriais com o Paquistão, e também as tensões com a China.

Sair da versão mobile