Estagiários estrangeiros preferem a Coreia do Sul ao Japão diz JICA
A Japan International Corporation Agency, ou JICA, informa em um relatório que a Coreia do Sul está se tornando mais popular do que o Japão como destino de estagiários técnicos dos países do sudeste asiático.
A JICA emitiu o relatório sobre o progresso de um programa japonês destinado a assegurar mais trabalhadores estrangeiros. O programa começou em 1º de abril do ano passado.
Inclui entrevistas com agências governamentais em seis países do sudeste asiático, incluindo Vietnã e Filipinas, responsáveis pelo envio de estagiários técnicos para países estrangeiros.
Diz que o Japão, Coreia do Sul e Taiwan estão enfrentando uma séria escassez de mão-de-obra. Eles têm competido ferozmente para assegurar os recursos humanos dos países do sudeste asiático.
O relatório também diz que a Coreia do Sul está ganhando popularidade devido a seus esforços para melhorar as condições e sistemas de trabalho. As organizações públicas estão assumindo a liderança na aceitação de trabalhadores estrangeiros e exigindo que algumas empresas paguem salários mais altos.
Em abril do ano passado, o governo japonês criou um novo tipo de visto de trabalho para pessoas que possuem habilidades profissionais, num esforço para expandir o campo de trabalho para trabalhadores estrangeiros. Mas especialistas estão expressando preocupação de que o Japão não conseguirá atrair recursos humanos qualificados, inclusive estagiários técnicos, a menos que melhore o ambiente de trabalho.
A JICA começou a apoiar os estagiários técnicos para conseguir emprego usando as habilidades adquiridas no Japão após retornar às Filipinas e outros países, dizendo que espera motivar as pessoas a escolherem o Japão e garantir uma fonte sustentada de trabalhadores.
- Japão amplia subsídio para conter alta dos combustíveis - 20 de junho de 2025 10:02 am
- Onda de calor no Japão faz uma vítima fatal e 100 internados - 20 de junho de 2025 9:58 am
- Putin e Xi condenam ações de Israel e pedem contenção - 20 de junho de 2025 9:52 am