6.6 C
Kóka
quarta-feira, 2024/04/17  1:24
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coronavírus poderia ser “exterminado” se os isolamentos fossem suspensos diz epidemiologista

Uma política inédita de quarentena em massa para " achatar a curva" está apenas prolongando a pandemia do coronavírus chinês, argumenta um veterano acadêmico da epidemiologia.

Coronavírus poderia ser “exterminado” se os isolamentos fossem suspensos diz epidemiologista

Uma política inédita de quarentena em massa para ” achatar a curva” está apenas prolongando a pandemia do coronavírus chinês, argumenta um veterano acadêmico da epidemiologia.

O vírus poderia ser “exterminado” dentro de semanas se as pessoas pudessem levar uma vida normal e os vulneráveis fossem abrigados até o vírus passar, disse Knut Wittkowski, Ph.D., ex-chefe do Departamento de Bioestatística, Epidemiologia e Design de Pesquisa da Universidade Rockefeller, em Nova York.

“O que as pessoas estão tentando fazer é achatar a curva. Eu realmente não sei por que”, disse ele em entrevista ao The Press and The Public Project, que foi apresentada pelo The College Fix.

“Mas, o que acontece é que se você achatar a curva, você também a prolonga, para ampliá-la, e isso leva mais tempo”, explicou ele. “E não vejo um bom motivo para uma doença respiratória ficar na população por mais tempo do que o necessário”.

Wittkowski disse que a única coisa que impede doenças respiratórias é a imunidade de rebanho.

A imunidade de rebanho acontece quando uma grande porcentagem da população torna-se imune a uma doença infecciosa, o que impede a sua propagação.

“Cerca de 80% das pessoas precisam ter tido contato com o vírus, e a maioria delas não terá sequer reconhecido que foram infectadas, ou que tiveram sintomas muito, muito leves, especialmente se são crianças”, disse ele.

“Portanto, é muito importante manter as escolas abertas e as crianças se misturando para espalhar o vírus e obter imunidade de rebanho o mais rápido possível”, disse Wittkowski.

Ao mesmo tempo, os idosos devem ser separados e os asilos devem ser interditados.

Após cerca de quatro semanas, com o vírus exterminado, disse ele, seus filhos e netos podem voltar.

Wittkowski disse que o ciclo padrão das doenças respiratórias é de duas semanas, após as quais “desaparece”.

Mesmo através do “distanciamento social”, disse o epidemiologista, o vírus encontra formas de se espalhar, embora mais lentamente.

“Não se pode impedir a propagação de uma doença respiratória dentro de uma família, e não se pode impedir que ela se espalhe pelos vizinhos e por pessoas que são virtuais vetores, que são médicos – qualquer um”, disse ele.

“As pessoas são sociais, e mesmo em tempos de distanciamento social, elas têm contatos; e qualquer um desses contatos poderia espalhar a doença”, disse Wittkowski.

“A doença irá devagar, e assim não vai aumentar a imunidade do rebanho, mas vai acontecer. E vai continuar para sempre, a menos que a deixemos ir”, disse ele.

Wittkowski foi questionado sobre a opinião do Dr. Anthony Fauci, o principal especialista médico da força-tarefa do coronavírus da Casa Branca que promoveu a estratégia de quarentena em massa.

“Bem, não sou pago pelo governo, então tenho o direito de fazer ciência de fato”, respondeu ele.

Por que este vírus está sendo tratado de maneira diferente de outros, como a gripe suína em 2009?

Um fator, disse ele, é o crescimento da internet, que espalha notícias rapidamente, verdadeiras ou falsas, alimentando o pânico.

“Essas histórias estão circulando pelo mundo e contribuindo para o caos e para que as pessoas tenham medo de coisas das quais não deveriam ter”, disse ele.