Aichi declarará seu próprio estado de emergência
O governador de Aichi, no centro do Japão, diz que declarará o estado de emergência na sexta-feira, devido ao aumento contínuo das infecções por coronavírus chinês na província.
Aichi tem atualmente o quinto maior número de casos de coronavírus entre as 47 prefeituras do Japão. Mas o Primeiro-Ministro Shinzo Abe, não incluiu a região na declaração de emergência de terça-feira.
Em declarações proferidas nesta quinta-feira (9), o governador de Aichi, Omura Hideaki, afirmou que pediu ao Governo central que incluísse a sua prefeitura numa lei revista relacionada com o novo coronavírus chinês.
Omura disse que, na sexta-feira à tarde, emitirá primeiro, de forma independente, uma ordem de emergência da província.
Nos termos da declaração, os residentes de Aichi terão de se abster de saídas não essenciais, para além do pedido existente de não visitar Tóquio e as seis outras prefeituras constantes da declaração de Abe.
Omura disse que a nova medida estará em vigor até 6 de Maio e que pretende que as escolas permaneçam fechadas até lá, suprimindo um plano para reabri-las em 20 de Abril.
O seu pedido será enviado às escolas secundárias públicas da prefeitura e às escolas com necessidades especiais.
Omura também disse que vai pedir às cidades e aldeias que fechem as suas escolas primárias e secundárias no mesmo calendário.
Por outro lado, o governador disse que não vai pedir o fechamento geral dos jardins de infância e das creches. Ele disse que estes lugares devem permanecer abertos, dependendo da sua situação.
O governo central explicou, na terça-feira, que Aichi estava tendo um aumento mais lento das infecções confirmadas, bem como a uma menor percentagem de casos indetectáveis, do que Tóquio e outras áreas de preocupação.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am