Tóquio recebe a chama olímpica da Grécia
A chama olímpica foi entregue a Tóquio em uma cerimônia em Atenas. A chama partirá para o Japão em um voo especial nesta quinta-feira (19).
O evento foi realizado no antigo Estádio Panathenaic, em Atenas, por volta do meio-dia de quinta-feira.
A cerimônia foi reduzida devido a preocupações com o coronavírus, e não houve espectadores no estádio.
Dois japoneses que ganharam medalhas de ouro nos Jogos de Atenas 2004 – o judoca Tadahiro Nomura e a lutadora Saori Yoshida – enviaram mensagens em vídeo.
Eles haviam sido escalados para participar da etapa grega do revezamento da tocha, mas cancelaram suas visitas.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Yoshiro Mori, destacou, em uma mensagem de vídeo, que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados conforme agendado. Ele se comprometeu a garantir que a chama olímpica será acesa no novo estádio nacional em Tóquio, no dia 24 de julho.
Mori estava originalmente programado para participar da cerimônia e receber a chama do Comitê Olímpico da Grécia.
Naoko Imoto, um japonês residente em Atenas e nadador olímpico nos Jogos de Atlanta 1996, recebeu a chama em nome de Mori e a transferiu para uma lanterna que viajará para o Japão em um vôo especial.
Na sexta-feira (20), a chama chegará à base da Força Aérea de Auto-Defesa, na província de Miyagi. Miyagi é uma das três províncias que foram severamente afetadas pelo tsunami e terremoto de 2011 no nordeste do Japão.
A chama olímpica será colocada em exposição pública em Miyagi e nas outras duas províncias, Iwate e Fukushima. O revezamento da tocha em todo o Japão começará no dia 26 de março.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am