O adiamento olímpico pode ser “inevitável” diz Abe
O primeiro-ministro do Japão disse que o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio deve ser considerado, se for difícil realizar os Jogos de uma forma completa.
Shinzo Abe fez a observação em uma sessão do Comitê de Dieta nesta segunda-feira (23). Ele estava comentando a decisão do Comitê Olímpico Internacional de começar a discutir que medidas tomar em relação aos Jogos, em meio ao surto do novo coronavírus chinês, incluindo um possível adiamento.
O COI diz que planeja consultar o comitê organizador de Tóquio e outros interessados e finalizará as discussões dentro de quatro semanas.
Abe revelou que conversou com o chefe do comitê organizador, Yoshiro Mori, na noite deste domingo (22). Ele disse que Mori transmitiu sua opinião ao presidente do COI, Thomas Bach.
Abe disse que o COI tomará uma decisão de acordo com sua opinião de que os Jogos devem ser realizados de forma “completa” e, se isso for difícil, o evento pode ter de ser adiado, dando prioridade máxima aos atletas.
O primeiro-ministro disse que terá mais discussões com o COI e acredita que os líderes do Grupo dos 7 países, incluindo o presidente americano Donald Trump, apoiarão a sua decisão.
Abe acrescentou que o COI tomará uma decisão final sobre o assunto e que eles compartilham a opinião de que o cancelamento não é uma opção.
Abe disse que acha melhor tomar uma decisão com antecedência e que vai trabalhar em conjunto com o COI e o Governo Metropolitano de Tóquio.
- Ataque a faca em fábrica deixa 15 feridos em Shizuoka - 27 de dezembro de 2025 4:13 am
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am
















