Governo e TEPCO recebem ordem para indenizar os evacuados de Fukushima
Um tribunal distrital no Japão ordenou ao governo e à Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, ou Tokyo Electric Power Company – TEPCO, que indenizassem os cidadãos que dizem ter perdido o seu sustento após o acidente de 2011 na usina nuclear de Fukushima Daiichi.
O Tribunal Distrital de Sapporo proferiu a sentença nesta terça-feira (10). O caso foi apresentado por 257 pessoas de 78 famílias que fugiram para a prefeitura de Hokkaido, das zonas de evacuação e outras áreas após o acidente.
Os requerentes solicitaram cada um 16,5 milhões de ienes, ou cerca de 160.000 dólares, por seu sofrimento emocional causado pela perda de seus meios de subsistência. O valor total dos danos pretendidos foi de cerca de 40,7 milhões de dólares.
A questão era se o governo seria capaz de prever o enorme tsunami que atingiu a usina Fukushima Daiichi, que sofreu múltiplas fusões.
Outro ponto de discórdia foi se a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, ou TEPCO, pagou somas apropriadas em dinheiro compensatório.
Grupos de evacuados da prefeitura de Fukushima entraram com processos similares em todo o país. Este é o sétimo caso em que um tribunal distrital considerou o governo responsável.
- Incêndio em Hong Kong deixa 146 mortos - 1 de dezembro de 2025 2:14 am
- Neato lança “So Long” com mensagem de renovação - 30 de novembro de 2025 10:47 pm
- Beckside of Richness revive clássico “Dominant Blues” - 30 de novembro de 2025 10:23 pm
















