Ex-ministro da Justiça e assistentes da esposa presos
Três assessores do ex-ministro da Justiça Katsuyuki Kawai e sua esposa, Anri Kawai, foram presos por suspeita de violar a lei eleitoral.
Os procuradores do distrito de Hiroshima prenderam Shinsuke Takaya, um secretário de políticas públicas de Katsuyuki Kawai, nesta terça-feira (3). Eles também prenderam Hiroshi Tatemichi, um segundo secretário da membro da Câmara Alta, Anri Kawai, e Yugo Waki, um alto funcionário da sua equipe de campanha.
Os promotores suspeitam que os assessores pagaram à equipe de campanha de Anri Kawai mais do que o limite legal durante sua campanha para a Câmara Alta no ano passado.
O limite de pagamento de ajudas diárias é de 15.000 ienes, mas a equipe de campanha de Kawai é suspeito de pagar 30.000 ienes, cerca de 280 dólares.
Os promotores revistaram o escritório do casal na sua circunscrição eleitoral e na sua casa. Eles também interrogaram os três suspeitos e o pessoal da campanha.
Fontes dizem que Tatemichi admitiu aos investigadores sobre o alegado pagamento ilegal antes da sua prisão.
Os promotores estão investigando se mais alguém esteve envolvido.
O ex-ministro da Justiça Kawai disse aos repórteres, em outubro, que nem ele nem sua esposa estavam envolvidos nas alegações relatadas, mas que eles investigariam as acusações e cumpririam sua responsabilidade de se explicar.
Ele disse que se absterá de comentar mais, enquanto uma investigação criminal estiver em curso.
- Família visita local de crime de japonesa na Tailândia - 14 de novembro de 2025 12:26 am
- Conselho econômico questiona meta fiscal no Japão - 14 de novembro de 2025 12:20 am
- Tóquio emite alerta de influenza em novembro após 16 anos - 14 de novembro de 2025 12:09 am

