Chuva intensa pode causar vazamento de resíduos radioativos em Fukushima
O Ministério do Meio Ambiente do Japão informa que os resíduos produzidos pelos trabalhos de descontaminação após o acidente da usina nuclear de Fukushima Daiichi em 2011 podem vazar em 12 locais, em caso de chuva forte.
O ministério verificou todos os locais onde os resíduos são mantidos, após 91 sacos terem sido arrastados para rios nas províncias de Fukushima e Tochigi no ano passado, devido a chuvas torrenciais causadas pelo tufão Hagibis.
Dos 322 locais que estão próximos a rios ou em áreas propensas a enchentes, 12 locais na província de Fukushima foram considerados em risco de terem sacos de lixo radioativo varridos ou rompidos por fluxos de lama.
O ministério planeja instalar cercas ou transferir os resíduos para instalações de armazenamento intermediário para reduzir o risco até o final de maio deste ano.
O ministro do Meio Ambiente, Shinjiro Koizumi, disse aos repórteres nesta terça-feira (17), que seu ministério espera fazer o trabalho o mais rápido possível, devido ao risco crescente de chuvas repentinas nos últimos anos.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am