AIEA ajudará países a detectar o novo coronavírus
A Agência Internacional de Energia Atômica planeja ajudar os países em desenvolvimento a realizar testes para detectar o novo coronavírus, utilizando tecnologia derivada da energia nuclear.
O Diretor Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, anunciou o plano na segunda-feira (9), durante uma reunião regular do Conselho de Administração em Viena.
Grossi disse que a AIEA tem estado em contato constante com a Organização Mundial da Saúde e outros órgãos para lidar com a disseminação global do coronavírus.
O diretor geral disse que 14 países da África, Ásia e outras regiões têm pedido, até agora, apoio oficial. Ele disse que os cientistas desses países farão o primeiro curso de treinamento em tecnologias de detecção dentro de algumas semanas.
Os participantes aprenderão a lidar com testes de Reação em Cadeia de Transcrição Inversa de Polimerase em Tempo Real, ou RT-PCR. O método de diagnóstico utiliza uma técnica derivada da energia nuclear para detectar e identificar com precisão o coronavírus em poucas horas.
A AIEA também está planejando oferecer o equipamento necessário para os países envolvidos.
O programa é parte de sua iniciativa de promover aplicações pacíficas da tecnologia derivada da energia nuclear, em áreas como o tratamento do câncer e o controle de doenças infecto-contagiosas.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















