Adiada visita de estado de Xi Jinping ao Japão
O Japão e a China concordaram em adiar a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Japão devido ao surto do Coronavírus. A chegada de Xi ao Japão estava prevista para o início de Abril.
O secretário chefe de gabinete, Yoshihide Suga, disse em Tóquio, nesta quinta-feira (5), que o Japão e Pequim irão remarcar a visita.
Suga também disse: “Concordamos que os dois países precisam priorizar a contenção da propagação do novo vírus. Precisamos nos preparar, totalmente juntos, para que a visita de estado do presidente Xi seja um sucesso”.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse que ambos os países trabalharão de perto para definir o novo cronograma.
A visita de estado já estava em andamento há mais de meio ano. O Japão solicitou a reunião durante a cúpula do G20 em junho passado, como parte de um intercâmbio com o objetivo de melhorar os laços bilaterais.
A China atrasou um de seus principais eventos políticos, o Congresso Nacional Popular anual, ao tentar conter a disseminação do coronavírus.
O governo do Japão também tomou medidas rigorosas. Apelou para que todos os grandes eventos fossem cancelados ou reduzidos e deu o passo incomum de pedir às escolas de todo o país que fechassem.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am