Passa de 250 mortos pelo coronavírus na China
As autoridades chinesas na linha de frente da emergência do coronavírus reconhecem que foram demasiado lentas para responder nos primeiros dias do surto.
A sua admissão ocorre quando o número de mortes na China sobe para 259, com infecções que atingem quase 12.000 pessoas.
As autoridades estão aumentando o alerta sobre novas infecções, à medida que muitas pessoas regressam para casa depois do feriado do Ano Novo Lunar. O governo prolongou o feriado até domingo, numa tentativa de conter a crise.
Eles esperam que isso mantenha as pessoas em casa e retarde a propagação do vírus que causa a pneumonia.
As autoridades em Pequim estão orientando as empresas a deixarem os seus empregados trabalharem em casa até 9 de Fevereiro.
Hospitais e clínicas na área onde o surto começou na província de Hubei estão lotados. Dizem que todos os dias cerca de 30.000 pessoas se aglomeram nas salas de espera para consultas.
Os residentes das zonas rurais estão assumindo as coisas por conta própria. Alguns estão usando ônibus e outros obstáculos para bloquear as estradas, num esforço para impedir a entrada do vírus por parte de pessoas de fora.
Em todo o país, as pessoas estão utilizando as redes sociais para criticar a forma como as autoridades estão lidando com a emergência.
Em uma rara admissão, o chefe do Partido Comunista de Wuhan, a capital de Hubei, diz que as autoridades deveriam ter agido mais cedo.
Ele disse que só começaram a verificar as pessoas nos aeroportos e estações de trens entre 12 e 13 de Janeiro, quando o número de doentes começou a aumentar.
Mas até então o vírus já tinha chegado à Tailândia – através de um viajante chinês de Wuhan.
O alto funcionário disse que a cidade deveria ter interrompido os vôos e ferrovias mais cedo, para impedir que as pessoas deixassem a cidade.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am