
OMS eleva o nível de risco do coronavírus para o mais alto
A Organização Mundial de Saúde – OMS, elevou a sua avaliação de risco global sobre a propagação e os impactos potenciais do novo coronavírus ao seu mais alto nível.
O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou aos repórteres na sexta-feira (28), que a agência da ONU aumentou a sua avaliação de risco global para “muito alto” em uma escala de 4 estágios.
Tedros disse que o aumento contínuo no número de casos e países afetados é “claramente preocupante”.
A OMS divulgou a sua avaliação de risco sobre a propagação do vírus desde 23 de janeiro. Ela havia colocado a China em “muito alto”, e o risco global em “alto”.
Michael Ryan, Diretor do Programa de Emergências da OMS, foi questionado sobre quão próxima está a situação de uma pandemia. Ryan disse que é inútil declarar uma pandemia quando eles ainda estão tentando conter uma doença.
Ele explicou que uma pandemia é uma situação única que eles acreditam que todos os cidadãos do planeta, provavelmente, serão expostos a um vírus dentro de um período de tempo definido.
Ele observou que a designação não foi feita para alarmar ou assustar as pessoas, mas para alertar todos os países para estarem vigilantes.
O oficial advertiu que o vírus pode estar a caminho e disse que os governos mundiais têm um dever para com os seus cidadãos.
A agência da ONU também revelou que enviará uma equipe de especialistas ao Irã, onde o maior número de mortes por causa do vírus foi relatado fora da China.
- Festival do baiacu atrai multidão em Shimonoseki - 13 de fevereiro de 2026 2:21 am
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm















