Governo de Abe aprova lei de suporte a 5G e drone
O Governo do Japão aprovou um projeto de lei para apoiar empresas nacionais que investem em redes de comunicação 5G e drones. Os serviços comerciais 5G estão programados para começar no Japão nesta primavera.
A aprovação veio em uma reunião do Gabinete nesta terça-feira (18).
A quinta geração de tecnologia sem fio para redes digitais rápidas e de alta capacidade deve desempenhar um papel importante em várias áreas, incluindo distribuição de vídeo, condução autônoma e controle de robôs industriais.
O projeto de lei diz que as empresas que investirem em infra-estrutura 5G terão 15% de isenção de impostos se forem certificadas pelo governo como não tendo riscos de segurança.
O governo compilará diretrizes exigindo que as empresas tomem medidas de segurança contra hacking e vazamento de dados e que garantam o fornecimento estável de seus componentes, mesmo que ocorra um desastre.
O governo pretende aumentar as capacidades das empresas japonesas para competir com as rivais chinesas, que lideram a corrida global por patentes e instalações de estações base 5G.
A lei também inclui medidas para apoiar os fabricantes japoneses de drones. As empresas chinesas têm uma participação de 70% no mercado global de drones.
O governo pretende aprovar o projeto de lei durante a atual sessão da Dieta.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















