Especialistas do Japão concordam com a necessidade de conter o surto em massa
Especialistas de um painel governamental concordaram na necessidade de evitar que focos do novo coronavírus no Japão se expandam ainda mais.
A opinião chega quando o governo japonês está pronto para compilar diretrizes abrangentes para conter a propagação do vírus nesta terça-feira (25).
O painel, liderado pelo diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, Takaji Wakita, reuniu-se pela terceira vez na segunda-feira.
O Ministro da Saúde, Katsunobu Kato, disse que, tendo em conta o status quo, é da maior importância conter o aumento de novos casos para conter novos surtos.
Ele acrescentou que esses esforços permitirão ao governo se preparar para um potencial aumento do número de pessoas infectadas, estabelecendo uma estrutura de serviços médicos.
Ele também disse que o governo deve mostrar ao povo uma política básica clara, organizando medidas que lidem com possíveis desenvolvimentos futuros.
O Japão tem presenciado focos de surtos, incluindo um em um hospital no oeste do Japão, e outro em um barco restaurante em Tóquio. Os membros do painel concordaram com a necessidade de estabelecer as rotas de infecção destes surtos, bem como de fazer esforços para evitar que o vírus se espalhe para áreas mais amplas.
Os membros do painel salientaram a necessidade de o governo divulgar informações em linguagem simples para que o público possa responder adequadamente.
Eles acrescentaram que as medidas do governo também devem refletir a diferença entre os novos vírus coronavírus e influenza.
Até as 17h30, hora local, na segunda-feira, o número total de infecções confirmadas no Japão tinha aumentado para 844.
Destas, 139 são pessoas infectadas no país e turistas da China. O número inclui um funcionário do Ministério da Saúde e um funcionário de quarentena que estavam a bordo do Diamond Princess em quarentena e deram positivo na segunda-feira (25), assim como quatro pessoas na província de Hokkaido.
691 casos foram confirmados entre passageiros e tripulantes a bordo do Diamond princess. 14 estavam entre os evacuados em vôos fretados pelo governo da Província de Hubei, na China.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















