Confirmados mais de 11 mil infectados pelo coronavírus na China
Autoridades chinesas informam que 258 pessoas morreram no país devido ao novo coronavírus, e o número de infecções confirmadas aumentou para mais de 11.000.
Autoridades em Pequim estão intensificando medidas para combater o surto, já que as férias prolongadas do Ano Novo Lunar terminam neste domingo (2), quando muitas pessoas devem retornar às áreas urbanas.
Na sexta-feira (31), as autoridades emitiram um aviso às empresas para que os funcionários fiquem em casa até 9 de fevereiro.
Os serviços públicos e as empresas que manuseiam itens como alimentos e remédios estão excluídos da medida.
A cidade de Wuhan, na província de Hubei, é o epicentro do surto. As instalações médicas estão sobrecarregadas, com mais de 30.000 atendidas em clínicas e hospitais.
Em algumas áreas rurais, os moradores bloquearam estradas com ônibus, cercas e rochas. Eles aparentemente estão tentando evitar que pessoas de fora entrem com o vírus.
O número de casos também está aumentando em outros lugares. Mais de 150 infecções foram confirmadas em mais de 20 países e territórios.
Na sexta-feira, a Rússia confirmou seus primeiros casos de infecção, de dois chineses que visitaram o país.
No mesmo dia, o governo dos EUA declarou o surto como uma emergência de saúde pública.
Desde sábado, as autoridades de Singapura proíbem a entrada e o trânsito de qualquer pessoa que tenha estado recentemente na China continental.
Nas Filipinas, o presidente emitiu uma ordem proibindo temporariamente a entrada de todos os viajantes de Hubei.
O primeiro-ministro do Camboja disse, na quinta-feira (30), que seu país não vai proibir os vôos e navios que chegam da China para evitar aumentar as preocupações.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am