Agora é o tempo crucial para controlar o surto diz ministro da Saúde
O ministro da saúde do Japão salientou que agora é um momento crucial para controlar a propagação do novo coronavírus no país, e apelou para a cooperação do público.
Katsunobu Kato falou aos repórteres nesta terça-feira (25), após o aval do governo a uma política básica de medidas contra o surto do vírus.
Ele observou que atualmente existem casos esporádicos em várias áreas do Japão onde a rota da infecção não é clara, bem como pequenos grupos de infecção em outras áreas.
Kato salientou que o governo pretende evitar que um grupo de pacientes crie outro grupo de pacientes. Ele disse que vai tentar controlar a taxa de infecções o máximo possível e estabelecer um sistema de cuidados médicos focado em pacientes gravemente enfermos.
Kato acrescentou que em muitos casos, as pessoas infectadas não espalharam o vírus para outras pessoas ao seu redor. Mas em outros, o vírus parece ter se espalhado significativamente a partir de certos indivíduos.
Ele também apontou que em espaços pequenos e fechados, há um risco de infecção mesmo que uma pessoa infectada não esteja tossindo ou espirrando.
Kato exortou o público a não procurar tratamento médico por medo, sem consulta prévia.
Ele também pediu às pessoas para evitar lugares de alto risco, lavar as mãos, cobrir a boca quando tossir, usar uma máscara e evitar ir para fora quando tiverem sintomas de resfriado.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















