5 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  6:09
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vulcão Tall nas Filipinas continua em intensa atividade

O Vulcão Taal permanece em alerta de nível 4 nesta segunda-feira (13), em meio ao contínuo "período de intensa agitação", de acordo com o último boletim da Phillipne Institue of Volcanology and Seismology - PHIVOLCS. O Nível de Alerta 4 significa que "erupção explosiva perigosa" é possível dentro de horas até dias.

Vulcão Tall nas Filipinas continua em intensa atividade

O Vulcão Taal permanece em alerta de nível 4 nesta segunda-feira (13), em meio ao contínuo “período de intensa agitação”, de acordo com o último boletim da Phillipne Institue of Volcanology and Seismology – PHIVOLCS. O Nível de Alerta 4 significa que “erupção explosiva perigosa” é possível dentro de horas até dias.

A PHIVOLCS informou que a atividade inicial do vulcão, que começou neste domingo (12), progrediu para uma erupção magmática das 2:49 a.m. a 4:28 a.m. nesta segunda-feira (13).

“Esta erupção magmática é caracterizada por uma fonte de lava fraca acompanhada por trovões e relâmpagos”, disse o instituto em um boletim.

As fontes de lava foram observadas no vulcão Taal, na segunda-feira de manhã cedo.

A partir das 5 da manhã, um total de 75 terremotos vulcânicos também foram registrados no Taal.

“Trinta e dois desses terremotos foram sentidos com intensidades que vão de 2 – 5 em Tagaytay City, Cabuyao, Laguna, Talisay, Alitagtag, Lemery e Bauan, Batangas”, disse o PHIVOLCS.

“Esta intensa atividade sísmica, provavelmente, significa uma contínua intrusão magmática sob o complexo de Taal, o que pode levar a uma maior atividade eruptiva”.

A evacuação total dos que se encontram na ilha vulcânica foi reiterada.

Aqueles dentro do raio de 14 km da Cratera Principal de Taal também foram aconselhados a evacuar devido aos altos riscos de correntes de densidade piroclástica e tsunami vulcânico.

Entretanto, os residentes do nortl do vulcão Taal foram aconselhados a tomar medidas de precaução para os efeitos de fortes e prolongadas quedas de cinzas.

O espaço aéreo ao redor do vulcão Taal deve ser evitado pelas aeronaves, pois as cinzas transportadas pelo ar e os fragmentos balísticos da coluna de erupção representam riscos, acrescentou o PHIVOLCS.