5 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  7:38
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jornais de Taiwan exaltam vitória de Tsai Ing-wen

Diários taiwaneses classificaram a reeleição da presidente Tsai Ing-wen como "avassaladora" em suas edições deste domingo (12).

Jornais de Taiwan exaltam vitória de Tsai Ing-wen

Diários taiwaneses classificaram a reeleição da presidente Tsai Ing-wen como “avassaladora” em suas edições deste domingo (12).

Um dia após o pleito, jornais publicaram reportagens sobre a vitória, com fotos de Tsai acenando para apoiadores. A atual presidente disputou a eleição pelo Partido Democrático Progressista, e prometeu em sua campanha apoiar políticas contra avanços de Pequim. Tsai conquistou mais de 8 milhões de votos, o maior número desde que taiwaneses começaram a eleger candidatos à Presidência diretamente.

O diário Liberty Times, de tendência política semelhante à sigla governista de Tsai, afirmou que o Partido Comunista da China saiu como o maior perdedor da disputa. Segundo a publicação, os eleitores taiwaneses disseram um grande “não” para o que descreveu como a pressão autoritária contra a ilha exercida pelo presidente chinês, Xi Jinping, e sua liderança comunista.

O China Times, de ideologia próxima à principal sigla de oposição, o Partido Nacionalista, disse que o temor pelo Partido Comunista superou as diferenças que os eleitores tinham sobre a agremiação de Tsai. A sigla governista também conseguiu manter a maioria na Câmara Alta nas eleições legislativas de ontem.