EUA apoiam entrada do Brasil na OCDE, diz embaixada
A embaixada dos Estados Unidos em Brasília disse, nesta terça-feira (14), que o país vai apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O órgão disse que o apoio dos EUA é uma “evolução natural do compromisso reafirmado pelo secretário de Estado [Mike Pompeo] e pelo presidente Trump”.
“Os EUA querem que o Brasil se torne o próximo país a iniciar o processo de adesão à OCDE. O governo brasileiro está trabalhando para alinhar as suas políticas econômicas aos padrões da OCDE enquanto prioriza a adesão à organização para reforçar as suas reformas políticas”, disse a embaixada dos EUA em Brasília, citada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Dessa forma, o comunicado significa que Washington defende que o Brasil ocupe a vaga que era da Argentina na fila dos países que desejam entrar na OCDE.
Em março do ano passado, Bolsonaro disse que tinha feito um acordo com os Estados Unidos dizendo que o Brasil tinha aberto mão do tratamento diferenciado na Organização Mundial do Comércio (OMC) e os EUA iriam apoiar a entrada do Brasil na OCDE.
No entanto, em outubro, uma carta do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo dizia que o país era favorável apenas às candidaturas de Romênia e Argentina, mais antigas que a do Brasil.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am