Abe a caminho de 3 nações do Oriente Médio
O primeiro-ministro Shinzo Abe deixou o Japão em uma turnê para três nações do Oriente Médio, em meio a tensões crescentes na região do Golfo.
Abe disse: “Com base nas relações amistosas que o Japão construiu com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e Omã, vou pedir aos líderes que procurem a estabilidade na região através de conversações e medidas racionais”.
A viagem de Abe acontece quando dois aviões de patrulha das Forças de Autodefesa Japonesas se preparam para partir para o Oriente Médio, a partir neste sábado (11). A missão é ajudar a aumentar a segurança da navegação comercial.
Abe diz que vai procurar o entendimento dos líderes da região explicando o envio da SDF. O Japão depende do Oriente Médio para cerca de 90% de suas importações de petróleo bruto.
Os aviões da SDF estarão baseados na nação da África Oriental de Djibouti. Eles começarão a reunir informações a partir de 20 de janeiro para compartilhar com os EUA e outros países. O contratorpedeiro Takanami fornecerá apoio marítimo. Ele deixa o Japão no início de fevereiro.
As operações são limitadas ao Golfo de Omã, à parte norte do Mar Arábico e ao Golfo de Aden. A SDF não patrulhará o Estreito de Hormuz ou o Golfo Pérsico.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















