Trump poderá sofrer impeachment na próxima semana
O presidente Donald Trump poderá se tornar o terceiro presidente dos Estados Unidos a sofrer impeachment em uma votação da Câmara dos Representantes na próxima semana.
O Comitê Judiciário da Câmara aprovou dois artigos de impeachment contra Trump nesta sexta-feira (13).
O plenário da Câmara deve discutir os procedimentos de debate na próxima terça-feira (17), antes de votar o impeachment na quarta-feira.
Trump é acusado de abuso de poder por pressionar a Ucrânia para seu ganho político pessoal, e de obstruir o Congresso, bloqueando as investigações sobre sua conduta.
Se a Câmara, liderada pelos Democratas, votar a favor do impeachment como esperado, o Senado realizará um julgamento, provavelmente no início do próximo ano, para determinar se vai condenar Trump.
Trump mostrou sua intenção de lutar contra o julgamento no Senado, que é controlado pelo Partido Republicano.
Mas alguns funcionários do Partido Republicano esperam dispensar o caso de impeachment rapidamente, simplificando o processo de julgamento.
A atenção agora está voltada para o cronograma e os procedimentos do julgamento, pois eles podem influenciar a eleição presidencial do próximo ano.
Os dois presidentes dos EUA que sofreram impeachment no passado foram Andrew Johnson nos anos 1860 e Bill Clinton nos anos 1990.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am

