Reunião entre líderes do Japão, Coreia do Sul e China
Líderes da China, Japão e Coreia do Sul reuniram-se para conversações nesta terça-feira (24). O presidente da cúpula, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang, disse que reafirmou a importância de um acordo de livre comércio entre os três países.
O primeiro-ministro Li, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, anunciaram o resultado das discussões após a reunião. Foi a primeira reunião deste tipo desde maio do ano passado, quando os três se reuniram em Tóquio.
Li disse que eles concordaram que a desnuclearização da Península Coreana tem de ser resolvida através do diálogo.
Ele disse: “Concordamos que o diálogo e as discussões são as únicas formas eficazes de resolver questões relacionadas com a Península Coreana. Gostaríamos de resolver as questões politicamente com a comunidade internacional e realizar a paz na península e na região”.
A atenção está agora mudando para uma reunião entre o primeiro-ministro Abe e o presidente Moon no final do dia.
Abe irá, provavelmente, exigir que Seul tome medidas para quebrar o impasse sobre uma questão de trabalho em tempo de guerra.
O governo japonês diz que qualquer direito a reivindicações foi resolvido completamente e finalmente em 1965, quando o Japão e a Coreia do Sul normalizaram os laços diplomáticos.
Espera-se que Moon exija o fim do controle das exportações japonesas de materiais de alta tecnologia para a Coreia do Sul.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am