Japão e Coreia do Sul retomam conversações comerciais
Altos funcionários do Japão e da Coreia do Sul estão se preparando para realizar conversações comerciais em Tóquio. A reunião de 16 de dezembro será a primeira de seu tipo em mais de três anos, enquanto as duas partes tentam consertar uma relação deteriorada.
O ministro do Comércio do Japão informa que a agenda incluirá controles de exportação que os dois países aplicaram um ao outro neste verão. Tóquio afirma que deu o passo por razões de segurança. Isso levou Seul a retaliar semanas depois.
O Japão quer discutir o que Seoul está fazendo para proteger os produtos que estão sujeitos aos novos controles de exportação.
O ministro do Comércio, Hiroshi Kajiyama, disse aos repórteres que: “através do diálogo, espero que o Japão e a Coreia do Sul possam cooperar em relação à não-proliferação de armas de destruição em massa”.
Por sua vez, a Coreia do Sul disse à NHK que vai aumentar o número de funcionários na agência governamental relevante de 56 para 70 no próximo ano.
Mas os observadores dizem que Seul quer que as restrições à exportação sejam abolidas por completo, porque estão prejudicando algumas empresas de tecnologia sul-coreanas.
Enquanto isso, o presidente da Coreia do Sul se compromete a limitar o impacto.
Moon Jae-in disse que: “estamos superando os controles de exportação do Japão, construindo solidariedade entre nossas empresas, especialistas em tecnologia e cidadãos”.
Moon diz que seu país tem que usar a situação para se tornar mais competitivo economicamente.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am