Governo do Japão aprova envio das Forças de Autodefesa para o Oriente Médio
O Governo do Japão aprovou um plano, nesta sexta-feira (27), para enviar um navio e um avião das Forças de Autodefesa para o Oriente Médio.
O governo espera reunir informações para garantir que navios comerciais com vínculos com o Japão possam navegar com segurança pelas águas da região. O Japão também vai continuar os esforços diplomáticos para aliviar as tensões e estabilizar a situaçãona região.
A missão será considerada uma atividade de estudo e pesquisa, que o ministro da defesa está autorizado a aprovar.
O governo está considerando enviar um contratorpedeiro para a região. Também está a considerar o envio de dois aviões P3C que estão envolvidos em missões antipirataria ao largo da Somália.
É provável que o navio e os aviões sejam posicionados no Golfo de Omã, na parte norte do Mar Arábico, assim como em águas de países do Golfo de Aden. Não há planos para enviar a SDF para o Estreito de Hormuz ou para o Golfo Pérsico.
O período de mobilização será de um ano. O governo se reportará à Dieta caso queira estender a missão.
No caso de desenvolvimentos inesperados na região, o governo considerará medidas como a mobilização de pessoal da Força de Autodefesa para o patrulhamento marítimo.
O Ministro da Defesa, Taro Kono, orientou seus altos funcionários a se prepararem para possíveis novas funções para suas unidades.
As Forças de Autodefesa iniciarão os preparativos necessários, tais como o carregamento do equipamento e o treinamento da tripulação.
Cerca de 260 oficiais estarão envolvidos na missão.
A aeronave de patrulha deverá começar a operar no Oriente Médio em Janeiro. O contratorpedeiro deixará o Japão no início de fevereiro, antes de iniciar sua missão em meados do mês.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am