91 sacos de resíduos radioativos foram varridos para os rios
O Ministério do Meio Ambiente do Japão informa que dezenas de sacos contendo solo radioativo foram varridos para os rios, após um poderoso tufão no mês passado. Os dejetos foram produzidos como resultado do desastre nuclear de 2011.
Os resíduos foram armazenados em locais de estocagem temporária em Fukushima e nas prefeituras vizinhas.
As autoridades dizem que confirmaram que 90 sacos em Fukushima e um na província de Tochigi foram varridos pelo tufão Hagibis depois de inspecionar todos os locais de armazenamento.
Dizem que pelo menos 25 dos sacos foram encontrados vazios, o que significa que o solo contaminado foi levado pelas enchentes.
Mas as autoridades acrescentam que os níveis de radiação em torno dos locais permanecem inalterados.
Eles planejam instalar barreiras ao redor dos locais de armazenamento para evitar mais incidentes desse tipo, além de investigar o que causou o problema.
- Onda de calor atinge grande parte do Japão com força recorde - 20 de junho de 2025 12:32 am
- Trump diz que ainda não decidiu resposta a crise com Irã - 20 de junho de 2025 12:28 am
- Manual russo revela uso de artilharia da Coreia do Norte na guerra - 20 de junho de 2025 12:22 am