9.2 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/16  5:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O refluxo das águas pode ter sido a causa das inundações fatais

Um especialista em desastres fluviais diz que o chamado "fenômeno do refluxo" pode ter sido a causa de inundações fatais no nordeste do Japão durante o tufão Hagibis.

O refluxo das águas pode ter sido a causa das inundações fatais

Um especialista em desastres fluviais diz que o chamado “fenômeno do refluxo” pode ter sido a causa de inundações fatais no nordeste do Japão durante o tufão Hagibis.

Cinco pessoas morreram na cidade de Marumori, na província de Miyagi, que é atravessada pelo longo e largo rio Abukuma.

O professor Yasuo Nihei da Universidade de Ciência de Tóquio analisou imagens de satélite de Marumori filmadas pela empresa de informação geoespacial PASCO.

Ele disse que nenhum dique foi rompido no rio Abukuma, mas as margens desmoronaram em várias áreas ao longo de seus afluentes.

Nihei diz que o aumento dos níveis da água no Rio Abukuma pode ter impedido que os afluentes fluíssem para ele, no que é chamado de fenômeno do refluxo.

Ele observa que a chuva continuou em uma região que normalmente recebe, relativamente, pouca chuva. Ele diz que novas medidas de controle de enchentes podem ser necessárias.

Nihei enfatiza a importância de obter informações sobre a precipitação, bem como sobre os níveis de água. Ele também diz que as pessoas que vivem perto de afluentes menores, que correm para grandes rios devem obter dados sobre a corrente principal, para avaliar as condições com mais precisão.

O fenômeno do refluxo foi responsável por grandes inundações no ano passado, durante chuvas fortes na província de Okayama, no oeste do Japão.