Manifestantes de Hong Kong desafiam proibição de máscaras
Em Hong Kong, manifestantes anti-governo usando máscaras protestaram no sábado (5), apesar da proibição das mesmas em manifestações. Mais tumulto é esperado para ocorrer neste domingo, já que os protestos podem começar na parte da tarde.
Dezenas de manifestantes, em áreas próximas à fronteira com a China continental, cercaram uma agência de um banco chinês e quebraram a fachada de vidro da loja de uma empresa que viam como apoiadora de Pequim.
Jovens manifestantes mascarados ocuparam ruas do centro da cidade na Península de Kowloon e em outros lugares à noite. A polícia disparou jatos de água para dispersá-los.
O governo de Hong Kong invocou a Portaria de Regulamentação de Emergência para impor a proibição de máscaras no sábado. A portaria permite que o governo restrinja as atividades das pessoas sem aprovação legislativa.
Um grupo de legisladores pró-democracia diz que pediu a um tribunal no sábado para emitir uma injunção para parar de criminalizar coberturas de rosto.
O grupo diz que o uso da portaria prejudica as liberdades das pessoas e vai contra a Lei Básica, ou mini-constituição de Hong Kong.
Em outro desenvolvimento, a mídia de Hong Kong relata que um garoto de 14 anos que sofreu uma lesão na coxa após ser baleado por um policial na sexta-feira foi preso por suspeita de participar de motins.
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am