Mais chuva é esperada nas áreas atingidas pelo tufão Hagibis
Mais chuvas estão previstas para os próximos dias em áreas do leste e nordeste do Japão que foram duramente atingidas pelo tufão Hagibis. Isso pode aumentar o risco de mais rios inundados e deslizamentos de terra em lugares que já enfrentam chuvas recordes.
A Agência de Meteorologia do Japão prevê chuvas em vastas áreas do leste do Japão e no nordeste da região de Tohoku, a partir de sexta-feira e sábado, com a aproximação de um sistema de baixa pressão e frontal de chuva. As chuvas podem ser bastante fortes em algumas áreas.
A precipitação total, até o final do sábado, pode chegar de 200 a 300 milímetros nas ilhas Izu, ao sul de Tóquio, 100 a 150 milímetros ao longo do Pacífico em Tohoku e na área de Kanto-Koshin no leste e centro do Japão, e 100 a 200 milímetros na província de Shizuoka.
As chuvas recordes trazidas pelo tufão Hagibis causaram o colapso de diques ao longo de uma série de rios no último fim de semana no leste e nordeste do Japão.
Apenas pequenos reparos foram feitos até agora na maioria das áreas danificadas, deixando-as suscetíveis a inundações se houver mais chuva, mesmo em pequenas quantidades.
A agência meteorológica adverte que as chuvas torrenciais têm amolecido o solo em muitos lugares nas regiões leste e nordeste, tornando-as vulneráveis a deslizamentos de terra.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am