Japão libera 6,5 milhões de dólares para ajuda emergencial
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe informou que o governo destinará cerca de 6 milhões e meio de dólares em auxílio a pessoas afetadas pelo tufão Hagibis.
Abe declarou, em uma reunião da Comissão de Orçamento da Câmara Alta na quarta-feira, que os fundos para a recuperação serão pagos a partir do fundo de reserva do orçamento nacional de 2019.
Ele disse que o dinheiro será usado para transportes de emergência de suprimentos de socorro e para aumentar ainda mais o apoio aos sobreviventes do desastre.
Ele acrescentou que o governo continuará fazendo o que for necessário para permitir que os municípios se concentrem na resposta de emergência e nos esforços de recuperação sem se preocupar com o financiamento.
Abe também disse que 110 mil policiais, bombeiros, guarda costeira e pessoal da Força de Autodefesa estão envolvidos em operações de busca e salvamento 24 horas por dia.
Ele disse ainda que estão sendo instalados diques temporários em rios que transbordaram de suas margens e que caminhões-bombas estão drenando a água, acrescenta que a maioria das águas de inundação recuou, até terça-feira, em 58 locais de 16 prefeituras.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am