Japão em alerta máximo enquanto o grande tufão Hagibis atinge a área de Tóquio
O Japão atingiu seu nível mais alto de alerta na manhã deste sábado (12), com um grande tufão se aproximando de Tóquio e outras áreas do leste do Japão, com operadores de trens e companhias aéreas suspendendo a maioria dos serviços na área metropolitana.
O tufão Hagibis, que poderá despejar quantidades de chuva não vistas desde um tufão mortal em 1958, deverá chegar na costa do Pacífico do Japão central ou leste do Japão na noite de sábado, disse a Agência Meteorológica do Japão.
A trajetória projetada do tufão pode resultar em mais danos às áreas da Prefeitura de Chiba, perto de Tóquio, onde outro tufão poderoso desencadeou falhas de energia generalizadas em setembro.
O governo da província de Chiba informou que a tempestade atingiu parte da cidade de Ichihara e destruiu uma casa, ferindo quatro pessoas. Seus ferimentos não foram fatais.
Prefeituras do Japão Central, como Mie, Shizuoka, e Kanagawa a sudoeste de Tóquio, emitiram alertas de evacuação para muitos de seus municípios. O governo metropolitano de Tóquio aconselhou os residentes, principalmente, em seus subúrbios ocidentais a evacuar.
A partir das 9 horas da manhã de sábado, o tufão Hagibis estava viajando para o norte a uma velocidade de 20 quilômetros por hora, cerca de 260 quilômetros a sudoeste da Ilha Hachijo, no Pacífico. Tinha uma pressão atmosférica de 945 hectopascal em seu centro, com ventos de até 234 km/h.
O tufão deverá trazer ventos de até 216 km/h para a região de Tokai, no centro do Japão, e para a região de Kanto-Koshin, incluindo a área metropolitana de Tóquio, e pode, potencialmente, derrubar casas, alertou a agência.
A Tokyo Electric Power Company Holdings Inc. informou que danos a uma linha de transmissão de energia elétrica causaram uma breve falta de energia em Chiba. Por volta das 10:30 da manhã, cerca de 8.800 residências estavam sem eletricidade em Tóquio, Chiba e duas outras prefeituras em sua área de serviço.
Até 1.000 milímetros de chuva é esperada na região de Tokai, e 600 mm na região de Kanto-Koshin, no período de 24 horas até a meia-noite de sábado, disse a agência.
Não haverá serviço de trem bala shinkansen entre Tóquio e Nagoya no sábado. Apenas seis trens da manhã circularão entre Nagoya e Shin-Osaka, e as operações entre Shin-Osaka e Okayama serão canceladas a partir da tarde.
A East Japan Railway Co. disse que irá suspender gradualmente as ligações ferroviárias na área metropolitana de Tóquio a partir da manhã de sábado e interromper os serviços por volta das 13 horas, incluindo os serviços de Tohoku e Hokuriku shinkansen.
All Nippon Airways Co. disse que cancelará todos os vôos domésticos e a maioria dos vôos internacionais de e para os aeroportos de Tóquio, Haneda e Narita, no sábado.
A Japan Airlines Co. também decidiu cancelar a maioria dos seus voos no sábado.
A Tóquio Disneyland e Tóquio DisneySea, localizadas em uma baia, perto da capital, serão fechadas a partir da manhã de sábado até domingo ao meio-dia, de acordo com a operadora Oriental Land Co. Será o primeiro dia completo de fechamento dos parques temáticos desde 2011, quando um grande terremoto e tsunami atingiu o nordeste do Japão.
Muitas lojas de departamento em Tóquio e arredores, incluindo Mitsukoshi, Isetan e Seibu estarão fechadas no sábado, disseram seus operadores, acrescentando que irã decidir mais tarde se abrirão no domingo.
Entre os fabricantes, Toyota Motor Corp. e Honda Motor Co. disseram que vão suspender as operações em algumas de suas fábricas no sábado.
De acordo com a agência meteorológica, os montantes previstos de precipitação seriam os mesmos do tufão Ida em setembro de 1958, que deixou 1.200 pessoas mortas ou desaparecidas em todo o Japão.
Esse tufão, conhecido como Kanogawa no Japão, atravessou a região de Kanto e a Península de Izu, fazendo com que o rio Kano, na província de Shizuoka, transbordasse.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am