Imposto sobre o consumo no Japão sobe para 10%
O imposto sobre o consumo sobe de 8 para 10% nesta terça-feira (1º), no Japão. O governo disse que o aumento foi necessário para ajudar a cobrir os custos da previdência social e pagar a enorme dívida pública.
Os compradores se correram para fazer compras durante o fim de semana anterior ao aumento em 1 de outubro. Muitos compraram bens de luxo e abasteceram-se de artigos domésticos.
O imposto permanece em 8% para necessidades diárias como alimentos e bebidas. Bebidas alcoólicas e itens consumidos fora estão sujeitos ao impostode 10%. É a primeira vez no Japão que diferentes taxas se aplicam a diferentes bens.
Um programa de incentivo baseado em pontos destina-se a amenizar o golpe da mudança e promover transações sem dinheiro. Os clientes que usam cartões de crédito ou métodos de pagamento eletrônico são oferecidos pontos para descontos futuros até o próximo mês de junho.
Mas algumas pessoas acham que as diferentes taxas de imposto e o programa de incentivos são muito complicados.
Este é o primeiro aumento do imposto sobre o consumo em mais de cinco anos.
O último aumento deve render cerca de 5,7 trilhões de ienes, ou mais de 52 bilhões de dólares, em receitas fiscais para o orçamento da nação.
Metade da receita será gasta na educação pré-escolar e cuidados infantis gratuitos, aliviando a carga financeira do ensino superior, entre outras coisas. O restante vai para a restauração da saúde fiscal do país.
O governo diz que com estas mudanças, o sistema de segurança social irá beneficiar não só os idosos, mas também todas as outras gerações, incluindo as famílias na criação de filhos.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















