Boeing enganou as autoridades sobre o 737 Max 8
Os principais meios de comunicação dos EUA informam que o fabricante de aeronaves Boeing pode ter induzido a Federal Aviation Administration – FAA, dos EUA, em erro sobre o sistema de segurança dos seus aviões 737 MAX 8, que estão estacionados em solo.
A mídia disse, nesta sexta-feira (18), que os funcionários da Boeing questionaram a segurança de um sistema automatizado anti-stall, conhecido como MCAS, por meio de mensagens instantâneas, antes que a aeronave fosse certificada em 2016.
Mas a Boeing não revelou as mensagens entre esses funcionários na época, sugerindo que a empresa pode ter enganado a FAA sobre o sistema de segurança.
Na sexta-feira, a FAA confirmou que foi notificada sobre as mensagens no dia anterior.
O sistema está implicado em dois acidentes fatais envolvendo aviões 737 Max 8. Um ocorreu na Indonésia, em outubro do ano passado, e o outro na Etiópia, em março deste ano.
A FAA foi criticada por certificar o avião. Em uma carta, na sexta-feira, o administrador da FAA, Steve Dickson, exigiu uma explicação imediata do CEO da Boeing, Dennis Muilenburg.
A empresa disse em comunicado que estava cooperando com a investigação do Congresso sobre a aeronave, mas não explicou por que esperou meses antes de divulgar as mensagens.
As ações da Boeing caíram mais de 6% na sexta-feira depois da divulgação do relatório. O desempenho comercial da empresa pode ser significativamente afetado, porque há poucas perspectivas de que a ordem de paralisação seja suspensa para a aeronave.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am