Abe planeja declarar o tufão Hagibis como “Grave Desastre”
O primeiro-ministro Shinzo Abe diz que seu governo está planejando designar o tufão Hagibis como um “grave desastre natural”, a fim de aumentar os subsídios estatais para o trabalho de reconstrução nas regiões afetadas.
Abe falou em uma sessão da Comissão de Orçamento da Câmara Alta na manhã desta terça-feira (15). Os legisladores observaram um minuto de silêncio pelas vítimas do tufão que assolou o país durante o fim de semana.
Abe disse que seu governo também está explorando a possibilidade de tornar 315 municípios elegíveis para “grave desastre natural”, para ajudar as autoridades locais a realizar trabalhos de reparação urgentes sem preocupação financeira.
O primeiro-ministro reconheceu que o tufão pode ter um impacto prolongado na vida diária das pessoas e nas atividades econômicas.
Ele disse que uma equipe interministerial apoiará, proativamente, os esforços para restaurar o abastecimento de água e energia. Também serão tomadas medidas para fornecer água, alimentos, camas de campanha e outros suprimentos de emergência para melhorar as condições nos abrigos de evacuação e também ajudar a realocar os desabrigados.
Um legislador da oposição perguntou ao primeiro-ministro o que ele pensa sobre os comentários feitos por um alto funcionário do Partido Liberal Democrata sobre os danos causados pelo tufão. O secretário-geral Toshihiro Nikai disse que os danos foram “bastante contidos”.
Abe recusou-se a comentar dizendo que não estava ciente dos detalhes. Mas ele disse que seu governo lidou com o desastre com um senso de vigilância mesmo antes do evento e está fazendo o possível para salvar o maior número possível de vidas. Ele acrescentou: “Nós nunca toleramos qualquer nível de dano.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















