Revista semanal japonesa pede desculpas por artigo sobre a Coreia do Sul
Uma revista semanal japonesa emitiu um pedido de desculpas depois de publicar um artigo especial sobre a Coreia do Sul, que foi amplamente criticado por incitar ao ódio.
O pedido de desculpas ocorre quando as relações entre os dois países têm-se deteriorado sobre questões comerciais e históricas.
O relatório especial sobre a Coreia do Sul foi veiculado em uma edição do Shukan Post, publicado na segunda-feira (2). A seção, de 10 página,s foi intitulada: “Adeus a um vizinho irritante. Não precisamos da Coreia do Sul”.
A seção inclui um artigo que foi, supostamente, baseado em uma tese acadêmica sul-coreana. Debaixo de uma manchete que diz ” A patologia dos sul-coreanos que não podem controlar a raiva”, alegando que uma em cada 10 pessoas no país precisa de tratamento.
Yu Miri, um autor coreano que mora no Japão, tweetou que o relatório equivale a um discurso de ódio e instiga a discriminação racial e hostilidade.
O filósofo Tatsuru Uchida acrescentou no Twitter que não vai mais trabalhar com Shogakukan, que publica a revista.
A equipe editorial do Shukan Post divulgou um pedido de desculpas em seu site na segunda-feira à noite, dizendo que o relatório poderia espalhar mal-entendidos e falta de consideração.
Tóquio e Seul estão em disputa quanto às decisões do tribunal sul-coreano sobre o trabalho em tempo de guerra. O Japão intensificou os controles das exportações para a Coreia do Sul. O país respondeu, decidindo, acabar com um pacto de compartilhamento de inteligência militar com o Japão.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am