Relatório da Defesa adverte sobre armas nucleares da Coreia do Norte
O último relatório de defesa do Japão adverte que a Coreia do Norte pode já ter desenvolvido ogivas nucleares pequenas o suficiente para serem carregadas em mísseis balísticos.
O relatório, anual, informa que a Coreia do Norte continua a lançar mísseis balísticos de curto alcance.
Também aponta a existência de uma instalação de enriquecimento de urânio que a Coreia do Norte não declarou.
O jornal mantém a expressão da versão do ano passado, dizendo que a Coreia do Norte representa uma “ameaça sem precedentes à segurança do Japão”.
O relatório refere a Coreia do Sul como um dos países com os quais o Japão promove a cooperação em matéria de segurança.
Mas a referência ao país veio mais tarde, do que em anos anteriores.
O relatório inclui comentários do ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, sobre o fim do pacto de compartilhamento de inteligência da Coreia do Sul com o Japão. Iwaya manifestou profunda decepção na sequência da decisão da Coreia do Sul de não prorrogar o Acordo Geral de Segurança da Informação Militar, ou General Security of Military Information Agreement – GSOMIA.
Em uma referência ao plano de implantação do sistema de defesa anti-míssil Aegis Aegis Ashore, o relatório diz que o ministério reflete, sinceramente, sobre o tratamento inadequado de dados de levantamento e outros erros.
Os planos para a implantação do novo sistema de interceptação de mísseis foram baseados em dados problemáticos.
Espera-se que o documento de defesa seja aprovado pelo Gabinete este mês.
- Trump impõe tarifa de 100% sobre medicamentos patenteados - 3 de abril de 2026 5:01 pm
- Conflito no Irã atinge indústria pesqueira no Japão - 3 de abril de 2026 4:16 pm
- Koka abre inscrições para curso de japonês para iniciantes - 3 de abril de 2026 3:45 pm






















