Japão se prepara para o aumento do imposto de consumo
As empresas no Japão estão fazendo preparativos de última hora para o aumento no imposto de consumo, que deverá entrar em vigor em uma variedade de produtos no dia 1º de outubro.
As taxas de imposto sobre o consumo vão passar de 8 para 10% nesta terça-feira (1/10). O governo afirma que o aumento é necessário para ajudar a cobrir os custos da previdência social e pagar a dívida pública massiva.
Os consumidores se apressaram em fazer compras durante o fim de semana que antecede o aumento. Muitos compraram bens de luxo e abasteceram-se de artigos domésticos.
O imposto permanecerá em 8% para necessidades diárias como alimentos e bebidas. As bebidas alcoólicas e os artigos consumidos fora de casa estarão sujeitos a um imposto mais elevado. É a primeira vez no Japão que taxas diferentes serão aplicadas a bens diferentes.
O imposto desigual está exigindo que os varejistas tomem medidas extras. Alguns supermercados e restaurantes fecharam temporariamente para atualizar as caixas registradoras e outros sistemas.
Um programa de incentivos baseado em pontos destina-se a suavizar o golpe da mudança e a promover transações sem dinheiro. Os clientes que utilizam cartões de crédito ou métodos de pagamento eletrônico ganharão pontos para descontos futuros até o próximo mês de junho.
- Kim Jong Un reforça foco em segurança com armas nucleares - 28 de setembro de 2025 2:29 am
- Reconstrução em Mianmar avança lentamente após terremoto - 28 de setembro de 2025 2:20 am
- Auditoria aponta falhas em repasses internacionais do Japão - 27 de setembro de 2025 10:40 pm